A Call To Action ou Chamada para a Ação é uma ferramenta de Marketing poderosíssima para quem trabalha com vendas online e saber usar corretamente essa ferramenta é indispensável para quem deseja crescer no empreendedorismo.
Você deve estar se perguntando, mas o que é isso? Para que serve? Como usar isso para aumentar minhas vendas?
Se essas também são dúvidas que te perseguem há tempos, continue lendo o artigo, pois nele vou responder todas essas questões.
Primeiramente, você deve saber: O QUE É CTA?
A Chamada para Ação, mais conhecida como CTA, é qualquer chamada que faça seu seguidor tomar uma decisão, seja para fazer algo como comentar, curtir ou compartilhar, seja para levá-lo a compra.
Por ter alto poder de conversão e persuasão, a CTA é importantíssima para o crescimento da sua empresa nas redes sociais, pois possui alto poder de conversão de seguidor em cliente.
Por isso, saber escolher a CTA certa é uma habilidade que você precisa ter se você deseja ter bons resultados em conversão e vendas pela internet.
Mas então, COMO ESCOLHER A CTA CERTA?
A primeira coisa a ser analisada para escolher a CTA certa é a sua persona, pois quanto mais você conhece o seu público, mais você se aproxima dele e tem dimensão dos seus gostos, objeções e desejos.
Conhecendo seu seguidor cliente você saberá como se comunicar com ele e assim, como criar chamadas mais relevantes para ambos.
Avaliar o nível de conhecimento da sua persona também é necessário para fazer sempre chamadas persuasivas que façam a audiência de fato, atender o chamado.
Não saber o nível de conhecimento da audiência faz com que você use uma comunicação universal que pode não atingir determinado público.
Por exemplo, há todo momento pessoas novas estão chegando no seu perfil, se você se comunica apenas para quem conhece seu produto, as pessoas que estão chegando não se sentirão incluídas e ficarão perdidas.
Portanto, avalie o grau de consciência do seu cliente quanto ao seu produto/serviço para que você se comunique de igual para igual com cada tipo de cliente e o faça se sentir mais próximo e incluído.
Entendendo sua persona, o próximo passo para fazer CTA corretamente, é escolher o formato da chamada e ao contrário do que você possa estar imaginando, Call To Action não é apenas uma frase ao final do seu conteúdo.
Essa chamada ao final de cada conteúdo é apenas um dos muitos formatos existentes de CTA, além dele, você pode escolher fazer CTA com imagens, texto com link, vídeo, etc ..
Através dessa escolha você define o tipo ideal que chamará mais atenção do público alvo e o despertará para realizar a ação.
Identificando seu público e seu nível de consciência e definindo o formato da chamada, parta para a definição do objetivo da CTA.
Se a chamada é uma sugestão de ação para o usuário, você deve analisar o contexto do conteúdo e definir o que você deseja que seu público faça a partir deste conteúdo.
Você pode pedir para responder uma caixinha de perguntas, uma enquete, fazer um comentário, entrar em uma lista ou grupo, clicar em um link ou imagem, arrastar pra cima ou ir diretamente para compra.
Agora que você já sabe como criar uma CTA da forma correta, você deve estar se perguntando onde você pode usá-la e a resposta é simples: em todos os lugares.
A CTA pode e deve ser usada em toda a sua comunicação de venda, seja nas suas redes sociais (Instagram, Site, etc), seja na sua comunicação verbal na sua loja física.
Faça chamadas sempre que possível, em E-mail Marketing, Whatsapp, Blog, Vídeos, Anúncios, Páginas e demais materiais específicos de divulgação que você vier a usar.
E se você deseja saber qual a melhor CTA para usar no seu negócio, o meio mais eficaz e simples é testando de diversas formas.
Teste formatos, temas, contextos e meios diversos para aplicar suas chamadas e assim avaliar quais estão gerando resultado positivo e assim montar seu “arsenal” de chamadas para ações de todos os tipos.
BORA PRATICAR?
Segue alguns exemplos de CTA’s que você pode aplicar agora mesmo na sua comunicação ⤵️
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