Os stories estão se tornando, cada vez mais, a principal ferramenta do Instagram para vendas, isso porque, as estatísticas apontam que 300 MILHÕES de usuários assistem os stories todos os dias.
Além disso, 80% dos usuários do Instagram seguem contas comerciais e consomem o conteúdo, optando por comprar através do Instagram.
E caso você ainda não utilize os stories, precisa saber também que as chances dos usuários assistirem os stories de contas comerciais são 30% maiores em relação aos stories de conta pessoal.
Por isso, os stories são considerados a mina de ouro do Instagram e é impossível crescer a sua empresa online sem utilizar essa poderosa ferramenta de venda.
No entanto, essa também é a ferramenta mais temida pela maioria dos empresários que estão migrando para a rede social, afinal, o medo de aparecer é grande e de expor a vida pessoal é maior ainda.
Se esse é o seu caso, então continue lendo o artigo, pois vou te contar como perder de vez o medo de gravar stories e regaçar de vender com a ferramenta.
Antes de mais nada, você deve saber que nada é mais importante no Instagram do que a mensagem que você passa, por isso, se importe menos com aparência, pois, com o tempo, as pessoas vão reparar menos em você e mais no que você tem a dizer e a mostrar.
Deixado de lado a ideia de que você deve estar sempre bem apresentável nos stories e por isso o medo de aparecer, passe a observar pontos importantes que vão ajudar a tornar a sua apresentação nos stories mais natural.
O primeiro passo é se acostumar com a sua voz, pois é natural que não estejamos acostumados a ouvir a nós mesmos e por isso, acharmos nossa voz estranha e até mesmo irritante.
Treine ouvir você mesma sem ainda aparecer, isso te deixará mais confortável e você pode fazer isso narrando seus stories, mostrando bastidores ou fazendo um review de um produto.
Trabalhe sua autoconfiança e passe autoridade na sua voz, assim, as pessoas começarão a interagir e com o passar do tempo você se sentirá mais confortável em aparecer e mostrar o seu rosto.
Quando sua voz já não for um problema para você, comece a gravar stories de vídeo. Com certeza, nesse momento o problema será as pessoas à sua volta e isso também é normal.
Por isso, no início, fique a vontade para gravar seus stories sozinho, só tome cuidado com o ambiente para que seus vídeos não fiquem com eco e você volte a se irritar com a sua voz nos stories.
E se te incomoda o fato de como as pessoas irão te ver nos stories, use filtros, eles te deixarão mais confiante com a sua imagem e você terá uma preocupação a menos, podendo focar totalmente na mensagem que deseja passar.
Mas se ainda assim você continuar com receio dos stories, experimente humanizar seu perfil também através da escrita.
Lembre-se que humanizar não é expor sua vida pessoal e você não precisa falar da sua vida íntima nos stories, basta se apresentar e mostrar que há uma pessoa por trás daquela marca e que as pessoas podem se comunicar com ela.
E você pode fazer isso por meio de stories com escrita, abrindo caixinhas de pergunta, por exemplo e respondendo com linguagem escrita de apoio, isso deixará seus stories mais dinâmicos e também irá humanizar seu perfil.
Por fim, não fique assistindo seus stories, não procure defeitos, isso não vai te ajudar a melhorar, muito pelo contrário, vai te desestimular e fazer você acreditar que não nasceu pra isso.
Apenas comece e literalmente grave, poste e saia correndo sem olhar pra trás, você não precisa assistir o que está dizendo e sim sua audiência, por isso, deixe que ela seja seu termômetro.
O engajamento e a interação vão te mostrar onde você está acertando e onde deve melhorar, portanto, se preocupe apenas em fazer o seu melhor a cada dia e a não ter medo de gravar e regaçar de vender nos stories.
Gostou do conteúdo? Me acompanhe no Instagram para mais conteúdos relevantes sobre vendas online no Instagram.