Um dos maiores obstáculos hoje para quem começa empreender online, com certeza é o valor do frete. Embora as compras online tenham atingido números significativos de crescimento no País e no mundo, o frete ainda se mostra um empecilho para as empresárias.
Isso porque, os clientes acabam por desistir da compra ao visualizarem o valor do frete, às vezes um custo extra que vai até além do que eles esperam pagar pelo produto.
Para as empresárias, fica o receio de que o valor do frete seja uma barreira na hora da venda e esse medo aumenta quando o frete chega a ser do valor do produto ou até maior.
Infelizmente, isso pode acontecer, principalmente em lojas online que vendem produtos de tickets baixos e se esse é o seu caso, continue lendo esse artigo, pois você saberá como tornar esse frete mais barato e não sofrer mais com o medo de venda cancelada por esse motivo.
Primeiramente você precisa saber que é sim possível tornar o frete menor, com estratégias e também com criatividade. Por isso, separei 4 formas para te ajudar a resolver essa questão:
Cadastro Correto
Entender o cálculo de frete e cadastrar corretamente seus produtos ajuda a não pagar mais caro pelo frete, por isso, procure sempre saber as dimensões e peso do pacote, CEPs de origem e destino, pois esses são alguns dos fatores que entram no cálculo do frete.
Critérios usados no cálculo de frete como dimensões e peso do produto já com a embalagem, relação entre peso e volume, origem e destino do envio, são essenciais e interferem diretamente no valor final do frete, portanto, esses dados devem estar corretos no cadastro da sua loja online.
Transportadora de Qualidade e fulfillment
Escolher uma boa transportadora também pode ajudar muito a baratear o custo do frete, haja vista que a maioria do prejuízo no frete, são decorrentes de pedidos danificados na entrega, por isso, escolha corretamente uma transportadora, observando sempre a qualidade do serviço
Outro modo de baratear o frete é levando o estoque para mais perto do cliente por meio de fulfillment que é uma modalidade de armazenamento de estoque.
Com o fulfillment você terceiriza o armazenamento do seu estoque e também o envio do produto, utilizando de centros de distribuição que manterão seu estoque pra você.
Nesse caso, o melhor a se fazer é uma análise para descobrir de onde vem a maior parte dos seus pedidos e escolher um ponto de armazenamento estratégico perto dessa região.
Os processos de vendas e atendimento ao cliente continuarão sob sua responsabilidade e ao receber um pedido, você repassará os dados para o serviço de fulfillment e caberá à empresa terceirizada cuidar da separação, preparo e postagem da encomenda na transportadora.
Opções de envio e pacotes de entrega
Ter mais de uma opção de envio também vai ajudar na questão do frete, haja vista que o seu cliente poderá escolher a opção que melhor lhe atender.
Esteja certa de que toda loja online deve ofertar, pelo menos, duas alternativas de frete: econômico e entrega expressa.
Por isso, faça sempre análises e busque opções de envio mais vantajosas para a região em que seu cliente se encontra, o que lhe trará mais economia
Além disso, buscar serviços alternativos dos correios pode ajudar muito a baratear o frete.
Os correios contam com serviços exclusivos para pacotes pequenos e materiais impressos, além de serviços como PAC e Sedex.
Ainda, há uma excelente alternativa para as empresárias que vendem produtos pequenos, o PAC Mini ou Mini Envios, que tem prazo de entrega similar ao PAC normal, porém os valores são melhores.
Nessa opção, as dimensões e peso são mais restritas, sendo voltado para pacotes pequenos com as seguintes dimensões:
- Comprimento – Até 24 cm
- Largura – Até 17 cm
- Altura – Até 2 cm
- Peso – Até 300 gramas
Outra diferença entre o Pac e o Pac Mini é a quantidade de tentativas de entrega, enquanto o Pac oferece até três tentativas, o Pac Mini realiza somente uma tentativa de entrega.
Intermediadoras
Uma ótima opção de baratear seu frete é ter intermediadoras de frete, assim, você e seu cliente tem diferentes opções de frete à disposição.
Quanto mais alternativas, melhor, portanto, busque aproveitar os serviços de empresas que usam contratos próprios na intermediação das postagens.
Assim você pode fazer cotações e economizar em fretes ao trabalhar com diferentes intermediadoras como Frete Fácil, Melhor Envios, Mandaê.
E agora que você já sabe como deixar o frete barato é só regaçar de vender online. 🤩
Gostou desse conteúdo? Acompanhe meu perfil no Instagram para saber mais sobre Vendas Online de Produtos Físicos e compartilhe esse conteúdo com uma amiga empresária.