Fiz uma enquete no meu Instagram e 46% das pessoas que vendem pelo Instagram decidiram não participar da Black Friday (BF).
Perguntei também os principais motivos pelos quais resolveram não vender seus produtos com preço de Black Friday e aproveitar a oportunidade para testar sua audiência.
10% disseram não se achar preparado para o evento.
35% disseram não ter estoque suficiente.
55% afirmaram não conseguir aplicar descontos nos produtos.
Percebi com essas informações que eu poderia ajudar você que:
- Está em dúvida a quanto de desconto aplicar.
- Está na dúvida se vai ter lucro ou não.
- Está em dúvida se precisa ter muito estoque.
Sei que muitas vezes quando estamos começando nos sentimos inseguros mas é muito importante você ganhar a maturidade que essas datas nos trazem.
Aprender com os erros e principalmente entender o que sua audiência no Instagram gosta e o que ela realmente quer na BF.
Não ter uma boa margem de lucro ou estoque realmente são problemas comuns e precisam ser analisados e trabalhados para o bem do negócio.
Existem algumas formas de trabalhar essas soluções, negociando melhores preços e condições de entrega com seu fornecedor ou/e aumentando o valor do produto de venda durante o ano.
É comum nessas datas os fornecedores estarem mais abertos a negociação para valores e a parceria com eles pode ser uma solução.
Seus fornecedores também podem oferecer condições especiais de entrega nesse evento, colocando a disposição para enviar somente o estoque necessário.
Precisamos também pensar que essa é uma excelente oportunidade para você eliminar aqueles itens que já saiu de linha (mesmo que com preço de custo).
Quero compartilhar com vocês 5 dicas que podem ajudar você a participar dessa BF e aprender com ela, mas antes veja […]
[…] meu histórico na Black Friday
Em 2015 também decidi não participar da Black Friday, meus preços eram ruins e minha margem de lucro era péssima, não vendi nada nesse dia.
Em 2016 me programei e entrei com descontos de 10% e 15% tive algumas poucas vendas (2 na verdade ) mas já me senti mais preparada para 2017.
24 de novembro de 2017 vendi exatamente R$34.680,00 na Black Friday, fiquei super feliz com meu resultado.
Esse ano nos preparamos 4 meses antes para o evento e nossa meta é faturar R$120.000,00 em um único dia de BF.
O que eu quero te mostrar com esse números é que participar da Black Friday vai trazer para você:
Experiência com a data
Conhecimento sobre a audiência do Instagram
Visibilidade e engajamento
Contatos de possíveis clientes
Então o que fazer na Black Friday
POSTAGENS: Faça postagens de produtos lembrando do tema Black Friday.
Se você não é bom com artes que é o meu caso não se preocupe o desconto é mais importante que isso. (Veja meu feed da BF de 2017)
VENDER: Você trabalhou conteúdos com sua audiência durante todo o ano, educou, interagiu e foi solícito no atendimento.
Agora é hora de vender, na Black Friday as pessoas estão mais propensas a comprar e ao contrário de dias normais não ficarão irritadas com conteúdos apenas de venda. (Veja um exemplo de meu Post de 2017)
PS: a antecipação é interessante e trabalhei ela apenas 1 dia antes da BF, antes disso vendas normais e sem mencionar o evento.
STORIES: Use e abuse de conteúdos nos Storie, faça vídeos mostrando os detalhes das peças que estão na BF.
Use os Stories durante todo o dia pelo menos de 2 em 2 horas para sempre lembrar a audiência do evento.
IMPULSIONE: Faça um investimento (mesmo que pequeno) para impulsionar uma publicação que teve boa performance (ou seja curtidas e comentários).
Lembre-se de pausar o impulsionamento assim que a Black Friday terminar para não gastar dinheiro demais sem resultado.
ATENDIMENTO: Esse é um dia de muitas dúvidas e gente nova chegando, tente estar disponível para atender.
Quanto mais dúvida você tirar mais as chances de venda nesse dia. Aproveite a data para capturar números de Whatsapp ou email para iniciar um contato com essa pessoa.
Por mais que ela não comprou agora de você essa é uma oportunidade de estreitar os laços com alguém que de certa forma tem interesse no seu produto.
Gravei um vídeo completo mostrando passo a passo na tela do meu celular as ações que realizei no meu Instagram, para assistir clique abaixo:
Uma resposta
Conteúdo top!