Você já pensou em realizar ou já realizou algum sorteio no seu Instagram visando atrair mais clientes para sua empresa? Essa é a estratégia do momento utilizada pelos influenciadores, mas a verdade é que essa “estratégia” pode acabar com seu perfil no Instagram e nesse artigo eu vou te explicar o porque você não deve realizar sorteios para aumentar seu número de seguidores.
Se você trabalha com Instagram e está pensando em usar sorteios para aumentar a audiência do seu perfil, eu tenho um alerta para você, CUIDADO! Os sorteios além de não fazerem você atingir o seu objetivo de aumentar seu número de clientes, faz com que você corra o risco até mesmo de ser banido do Instagram.
O primeiro motivo para que você não realize sorteios na sua página é que você trará ao seu perfil pessoas desengajadas, pessoas que não tem interesse no seu produto, não tem interesse no seu serviço e não tem interesse no seu negócio e em você como profissional e como empresa.
E o que essas pessoas podem acrescentar no seu perfil e na sua empresa? Absolutamente nada. Hoje em dia já existem inúmeras contas criadas no Instagram exclusivamente para participação em sorteios, isso mesmo, os usuários já estão tão acostumados com sorteios e com a ideia de ganhar algo que estão criando perfis exclusivos para essa finalidade.
Por isso, participar de sorteios é uma péssima estratégia se você quer alcançar quem realmente tem interesse no seu produto e no seu serviço e não é só isso, você precisa entender que esse é seu primeiro contato com esse novo seguidor, sendo esse o seu primeiro impacto negativo, afinal, você já começa acostumando essa pessoa a ter seu produto de graça.
Você está nas redes para mostrar seu produto ou o seu serviço e você quer atrair para seu perfil pessoas que se tornarão seus compradores ou consumidores, portanto, sortear seu produto é uma forma de desvalorização do mesmo, afinal, seu seguidor entenderá que seu produto é tão desvalorizado que você pode dispor do mesmo de graça, como brinde, bônus ou presente.
A verdade é que você precisa construir um relacionamento sólido com seus seguidores e você deve mostrar nesse primeiro impacto que o seu produto ou o seu serviço pode ser útil pra eles, que seu serviço resolve o problema deles e que eles precisam de você, portanto, se você já no seu primeiro impacto desvaloriza seu produto ou serviço, você cria um vínculo superficial com esse seguidor que está chegando no seu perfil.
Mas se os sorteios trazem diversos seguidores novos para minha página, isso não é benéfico para minha empresa? Não, e por que não? Porque sua página precisa de pessoas que interajam com você, o sucesso do seu perfil é determinado pelo engajamento que seus seguidores te proporcionam.
Ter muitos seguidores, mas ter um engajamento baixo vai destruir a sua conta, isso porque, ter um número alto de seguidores, mas que não respondem seus stories, não curtem ou comentam suas postagens no feed, não perguntam preço ou não perguntam como funciona seu serviço ou produto, demonstra claramente que elas não têm interesse no seu conteúdo, fazendo com que seu engajamento caia e consequentemente sua entrega diminua.
Desse modo, além de você não alcançar essas pessoas, você deixa de alcançar até mesmo os seus potenciais clientes, aqueles que já existiam dentro da sua base e estavam na sua rede por interesse no seu produto ou serviço.
Acontece que os sorteios levam para sua base um número elevado de seguidores que estão no seu perfil exclusivamente para conseguir um brinde, e logo depois, deixarão de te seguir, ou pior, esquecerão e continuarão a te seguir, mas sem interação com seu perfil, fazendo com que diminua seu engajamento, diminuindo também a entrega do seu conteúdo aos seus seguidores interessados.
E como estou afirmando isso com propriedade? Experiência própria. Dentro da minha própria empresa de e-commerce realizei em 2018 alguns sorteios como estratégia de crescimento, mas ao analisar as métricas, observei que o sorteio trazia para meu perfil uma massa considerável, mas logo após o sorteio, o número de seguidores diminuía muito e os que ficavam não interagiam, diminuindo de forma drástica o engajamento da minha empresa.
Se ainda assim você continua em dúvida quanto a realizar ou não sorteios, vou te dar uma informação bônus que vai fazer você pensar duas vezes antes de utilizar desse meio para aumentar sua cartela de clientes.
Ainda em 2018, foi sancionada uma lei que dispõe que nenhum sorteio pode ser realizado dentro do Instagram sem que seja paga a taxa de sorteio e providenciado devidamente o registro, ou seja, se você não passa por esse processo, você ainda está correndo o risco de ser multado no valor de todos os produtos sorteados.
Além de todos esses riscos que você corre ao realizar um sorteio, você ainda corre o risco de ter o seu sorteio bloqueado pelo Instagram se o mesmo entender que o seu sorteio viola as diretrizes do aplicativo, é o que costuma acontecer com quem sorteia produtos que não são os produtos de venda do perfil.
Um exemplo clássico de bloqueio feito pelo Instagram são dos famosos sorteios de Iphone que são constantemente realizados no intuito de chamar atenção dos usuários para o perfil, porém, a maioria dos perfis que realizam o sorteio, tão pouco trabalham com o produto, isso causa uma avalanche de novos seguidores de uma só vez, o que o Instagram entende como violação das diretrizes do aplicativo, ocasionando no bloqueio.
Agora que você já sabe que sorteio não é uma boa estratégia para atrair clientes e aumentar suas vendas, tenho estratégias de verdade para te mostrar que vão fazer você aumentar seu número de clientes de forma orgânica, quer saber mais? Clica no link abaixo e me acompanhe no Instagram: