O segredo dos Sorteios que vendem no Instagram

“Fulano marcou você em uma publicação”

Quando você clica, adivinha?! Sorteio hahaha

Nesse caso você faz uma escolha: participar também ou simplesmente ignora.

É muito interessante quando nós empreendedores nos colocamos no lugar da audiência para entender alguns pontos importantes das estratégias que utilizamos.

O sorteio é uma delas, uma estratégia de divulgação muito utilizada dentro do Instagram e que provavelmente você conhece seja por realizar ou por participar.

Mas você já parou realmente para avaliar o quanto isso tem sido benéfico ou não para seu negócio, se você esta usando a estratégia da melhor maneira possível?

O sorteio em geral tem alguns objetivos como:

Engajamento

Desejar muitos likes e comentário no Instagram não é errado, na verdade a idéia é essa quando se trata de “engajamento” de forma isolada.

Então a estratégia de sorteio é muito utilizada com esse intuito de dar um up nas curtidas e comentários dos posts relacionados e que estão próximos do post do sorteio.

Com o aumento do engajamento ocorre também o aumento da entregabilidade.

Entregabilidade

Sabemos que o Instagram pontuar nossas publicações e através dessa pontuação ocorre uma entrega maior ou menor dependendo dos pontos.

Essa pontuação é feita para identificar conteúdos bons, ou seja, se sua publicação tem curtidas e comentários nos primeiros minutos da publicação ele realiza a pontuação maior.

Obter então um número maior de curtidas e comentários faz com que sua postagem seja pontuada e isso aumenta o número de contas que o Instagram mostrará essa publicação.

Se o engajamento e a entregabilidade aumentam então conseqüentemente ocorre um aumento também da nossa divulgação.

Divulgação

Se o sorteio for apenas no seu perfil acaba ocorrendo a divulgação entre sua audiência e na audiência dos amigos que são marcados na publicação.

Já quando existem parceiros envolvidos existe também uma divulgação nesse perfil parceiro, então a divulgação ganha uma força externa maior.

Então vamos pensar juntos, aumentamos nosso engajamento, nossa entregabilidade está lá em cima e nossa divulgação ganhou forças então o certo éramos vender em todos os sorteios, certo?

Errado “para muita gente” sorteio é só para ter milhares de curtidas, comentários e algumas centenas de reais de prejuízo (olhando pelo ponto de vista financeiro, ok?!).

Nas últimas semanas analisei muitas contas de Instagram dos alunos e notei que quando utilizavam essa estratégia não aproveitavam de todos os resultados obtidos por ela.

Então separei algumas dicas importantes para você aproveitar melhor cada passo da jornada de um sorteio, sim é uma jornada.

1º Passo: definir a estratégia, os objetivos e se houver parceiros.

Escolher um produto aleatório não é inteligente, você precisa refletir se vai colocar um produto que faz parte de lançamento para dar mais visibilidade.

Ou se vai decidir trabalhar no sorteio com um produto ou serviço de ticket mais baixo para então facilitar as vendas durante e após o sorteio.

Ou se até mesmo quer retirar um produto de linha e para isso quer atrair uma divulgação maior a fim de vender as últimas unidades do estoque.

Então como deu para perceber a estratégia e o planejamento vem antes de qualquer coisa na vida de um empreendedor e se você quer entrar nessa precisa treinar suas estratégias.

Ah e é claro que não poderia deixar de falar de parceiros, caso você queira utilizar algum influenciador para trabalharem juntos em um sorteio.

Antes de definir o parceiro analise se o mesmo:

Tem conexão com seu negócio, com seu produto ou serviço e principalmente se as audiências se comunicam.

Observar principalmente se é um parceiro que poderá disponibilizar fotos e vídeos que você poderá utilizar sem nenhum acréscimo na parceria.

E uma dica importante para quem quer investir em influenciadores é encontrar os pequenos, mas fortes em influenciar.

Nem sempre investir em influenciadores com milhões de seguidores é a melhor estratégia, talvez o seu valor de investimento nessa parceria será alto e não trará tantos resultados.

Pense comigo, se você tem UM MILHÃO de seguidores, mas seu poder de engajar e de influência é de 1%, você atinge então na verdade 10 mil pessoas.

Agora se você tem CEM MIL seguidores e seu poder de influência é de 10%, você atinge então na verdade 10 mil pessoas, porém o valor de parceria entre essas duas contas pode ser bem diferente.

Isso porque muitas pessoas ainda não sabem diferenciar números de seguidores comprados (ou desengajados) antes de fechar uma parceria.

Então esses “influenciadores” conseguem ainda vender os famosos “kit mídia” para muita gente honesta que na verdade não terá o resultado esperado.

Agora veja bem, não estou dizendo que todo influenciador comprou ou esta desengajado no Instagram, o que eu quero na verdade é ensinar você a analisar e escolher melhor seus parceiros.

Escolhendo sempre com estratégia para ter o retorno do valor investido, sabemos que os influenciadores trabalham de duas formas:

Com o kit mídia: que são valores pré estabelecidos para a divulgação que pode ocorrer de diversas formas.

Com permuta: que é a troca de divulgação por produtos ou serviços pré determinados.

Particularmente sempre optei por permutas por achar mais íntegro e honesto com a audiência, pois é algo que o influenciador realmente quis ter.

Além desses detalhes que falei é importantíssimo na hora de escolher um parceiro para sorteio ou para outro fim como tirar fotos, ou somente divulgar deixar claro entre as partes os detalhes.

Ontem uma aluna me enviou uma mensagem dizendo que enviou alguns produtos para um parceiro e depois de um tempo ela quis utilizar as fotos no seu site, porém o parceiro queria cobrar o valor de R$15000,00 pelas quatro fotos.

Então é importante que antes de fechar uma parceria detalhes como esses sejam discutidos, que você poderá sempre utilizar o conteúdo gerado.

Voltando aos passos do sorteio, agora que você já definiu sua estratégia e se houver parceiros você também já vai ter avaliado agora o importante é:

2º Passo: preparar o feed e o stories para o sorteio

Sim, é isso mesmo que você leu, preparar o feed para o sorteio é importante por que muita gente que ainda não te conhece ou que não te vê há um tempo vai chegar por ai.

Então é interessante você trabalhar conteúdos de TOPO, ou seja conteúdos mais amplos no seu feed, conteúdos que atraiam a atenção do seu seguidor ou futuro seguidor.

Lembre-se esse momento é importante para que a pessoa fique não apenas pelo prêmio, mas porque gostou de fato do seu trabalho, do seu produto ou serviço.

Utilizar uma publicação antes do sorteio para falar um pouco sobre o produto que será sorteado também é uma boa para quem não te conhece.

No dia do sorteio você também pode gravar Stories chamando as pessoas para participarem além de aproveitar esse recurso para mostrar mais detalhes do produto ou serviço que está sendo sorteado.

Lembre-se de gerar muita interação nos dias durante e pós sorteio, aproveite que sua audiência esta quente para conquistá-la e levá-la até a compra.

3º Passo: a realização do sorteio, definindo tempo e regras

Primeiro detalhe importante sobre as regras é que quanto mais simples melhor, para sua audiência e para vocês também.

Evite colocar muitos passos, o Instagram é uma rede social dinâmica e rápida, ou seja, tudo que prolonga muito a experiência do usuário é ruim e isso pode ser uma objeção para participar do sorteio.

Então aqui vale lembrar que não é legal fazer um sorteio para seguir mais de três contas, fica cansativo e muitas vezes exploram contas que não é de interesse da audiência.

Às vezes é melhor fazer três sorteios de dois em dois parceiros do que realizar um único sorteio com seis parceiros fica menos trabalhoso e o resulto será melhor.

Outra coisa que as pessoas erram muito é na hora de definir uma data para o sorteio, colocam uma data muito longa para realizar o sorteio.

Muitas vezes utilizam a data mais longa para dar mais chances para a audiência, ou seja, aumentar o número de participantes e conseqüentemente curtidas, comentários e seguidores.

Sinto em te dizer que: ISSO NÃO FUNCIONA     …

Uma publicação tem uma vida muito curta no Instagram, isso porque estamos falando de uma rede social que trabalha muito o tempo, o que fulano postou ontem não importa o que importa é o que foi postado hoje.

Dessa forma a rede social está interessada em mostrar para os usuários os conteúdos fresquinhos, que foram postados recentemente.

Além disso, tem a questão da entregabilidade, você já deve ter notado que o número de curtidas e comentários não altera muito depois de um tempo de postagem.

Então não adianta colocar um sorteio para uma semana, um mês porque a verdade é que ele provavelmente vai sumir no seu feed e vai dificultar ainda mais do seguidor participar.

Sempre sugiro no máximo 3 dias, isso gera um imediatismo na sua audiência em participar, gera aquela sensação “tenho que participar agora”.

Ao contrário de sorteios longos que fica sempre aquela sensação “posso voltar aqui depois para participar”.

Então invista em sorteios simples e rápidos!

4º Passo: realizando o sorteio

Sempre me perguntam qual ferramenta uso para realizar o sorteio, e gosto bastante do sorteiogram, é gratuito e simples de usar.

Uma dica é mostrar para sua audiência com transparência a realização, para evitar transtornos depois com quem participou.

5º Passo: o que fazer depois do sorteio

O sorteio não termina com o ganhador, o efeito do engajamento ainda está no ar e você pode surfar essa onda por mais tempo, como?

CONSTÂNCIA, sim, mantenha o ritmo de postagens, continue utilizando conteúdos de topo de funil para engajar esse novo público ou eliminar quem veio só por interesse.

Sim quem veio só por interesse logo vai te deixar e isso é normal, é melhor assim.

Continue usando os Stories para gerar conteúdos, e trabalhe a imagem do produto, ou serviço por mais alguns dias para fixar ainda mais!

Assista abaixo um vídeo com 5 dicas matadoras para fazer um sorteio Incrível

baixe o checklist para construir um feed bonito no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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