Como aumentar o número de comentários no Instagram – 7 DICAS

Tenho uma pergunta para você:

Como anda os comentários das suas postagens?

Ou melhor, vou deixar a pergunta mais simples, a cada 100 curtidas você tem quantos comentários nas publicações do seu Feed?

Pode parecer bobagem se atentar tanto aos comentários das publicações já que a grande maioria se preocupa em número de curtidas.

Agora quero que você imagine a seguinte situação, você montou uma loja bem linda e completa no centro da cidade.

Em um sábado ensolarado passa duas amigas enfrente sua loja, uma vira para outra e diz que loja linda, mas não entra na loja.

Depois de alguns minutos passa uma mulher sozinha e pare enfrente a vitrine, ela olha e pergunta para a vendedora que esta na porta: quanto custa essa blusa?

A vendedora responde prontamente o valor da peça e a convida para entrar, lá dentro mostra várias opções que atende a cliente, e ela acaba levando uma peça.

O que acontece nas suas publicações é exatamente isso, são pessoas passando enfrente sua vitrine o tempo todo.

Algumas apenas curtem e seguem andando sem nenhum interesse no produto ou serviço, porém outras resolvem perguntar um pouco mais sobre o produto.

Então um ponto positivo sobre comentários é que realmente isso ajuda na hora de você atrair esse seguidor para fechar uma venda ou pegar um contato para estreitar o relacionamento.

Além disso, os comentários ajudam a pontuar sua postagem, ou seja, quando o algoritmo do Instagram percebe que está havendo comentários ele mostra mais sua postagem para mais pessoas da sua audiência.

Outro ponto importante sobre aumentar o número de comentários dentro do seu Instagram é que isso também gera prova social, cria uma verdadeira comunidade.

As pessoas gostam de se relacionar, perceber que outras estão questionando, comprando e usando seu produto ou serviço aumenta o potencial de venda para quem ainda não te conhece e visita seu perfil.

Ok Geisa, você já me deu 3 bons motivos para eu prestar mais atenção nesses comentários nas postagens do Instagram, mas o que eu quero realmente saber é como aumentá-los.

E é claro que eu preparei algumas estratégias para passar para vocês, na verdade são 7 dicas bem utilizadas por mim no Artesanato em Cobre e que sempre vejo resultado.

 

1º PERGUNTE

Pode parecer bobagem, mas a verdade é que muitas vezes faltam perguntas nas suas legendas para que sua audiência te responda nos comentários.

É muito importante você se mostrar interessado em saber a opinião dos seus seguidores, dos seus clientes e fazer perguntas é uma demonstração clara disso.

Então use dentre as postagens que você faz semanalmente essa estratégia, e uma dica aqui é usar as primeiras linhas da legenda para fazer a pergunta.

Geralmente em legendas maiores muitos acabam não lendo, ou fixando o raciocínio no que foi escrito anteriormente e se esquecem de responder.

Quando for fazer um post específico sobre perguntas faça na legenda apenas a pergunta. Separei um exemplo que usei essa estratégia.

EXEMPLO ARTESANATO EM COBRE

 

2º INFORMAÇÃO INCOMPLETA (USE COM MODERAÇÃO)

Fazer uma postagem incrível com uma boa foto e uma excelente legenda e deixar faltando alguma informação pode ser uma estratégia para aumentar a interação.

Essa informação faltante pode ser o valor do produto ou serviço, pode ser alguma marca de produto dentro de tutoriais ou inúmeras outras informações que ninguém melhor que você para saber.

Mas quero frisar que essa estratégia deve ser utilizada com raridade, pois ela pode deixar sua audiência um pouco irritada com a falta de informação.

Outro detalhe é que quando você for realizar essa postagem faça dentro de um horário que você vai estar disponível para responder as perguntas com mais agilidade.

No meu exemplo eu deixei faltando a informação de preço, então se você observar os comentários tem muita dúvida quanto a isso.

EXEMPLO ARTESANATO EM COBRE

 

3º DICAS INTERESSANTES

Interessantes e que sua audiência não conheça. Sim trazer informações novas para quem te acompanha é despertar o ponto curioso da audiência.

Além de enriquecer e transformar a vida do seu seguidor você ainda se posiciona como autoridade no seu segmento de mercado.

Foi exatamente isso que eu fiz na minha empresa, me posicionei como alguém que conhece tudo sobre o cobre, sobre seus processos e levei essas informações para a audiência.

Você sabia que a estátua da liberdade é toda em cobre puro? Sim e é por isso que ela é verdinha, por causa do azinhavre, causado pela oxidação do cobre.

São informações assim que fazem com que as pessoas comentem: “nossa não sabia”, “que legal saber disso”. Então invista também nessa estratégia.

 

4º DUELOS

A estratégia de duelos uma excelente opção para entender mais sobre sua audiência, ver qual a preferência deles sobre determinado produto ou serviço.

A verdade é que as pessoas gostam de serem ouvidas, além de participar da ‘brincadeira’ de escolher o que vai vencer elas deixam pistas de preferências para que você possa trabalhar essas no futuro.

Essa estratégia pode ser utilizada antes de definir, por exemplo, quais peças vão entrar na promoção, qual peça você vai comprar para próxima coleção, etc.

No meu exemplo eu fiz pensando em engajar apenas e definir qual peça eu manteria no site após a Black Friday, olha só como eu fiz.

EXEMPLO ARTESANATO EM COBRE

 

5º PRÉ SORTEIO

É isso mesmo que você leu haha, todo mundo conhece bem a estratégia do sorteio, mas o que poucas pessoas usam é o pré sorteio para aumentar seu engajamento.

Eu uso bastante, sempre faço uma postagem que antecede a postagem do sorteio e pergunto para a audiência o que eles acham de um sorteio, ou qual produto eles querem nesse sorteio.

Isso faz com que eu aproveite mais o engajamento, já prepare a audiência para um sorteio, ou seja, aumento a minha entregabilidade com antecedência.

Além disso, se você observar minha postagem vai ver quantas pessoas perguntando o preço dos itens e com interesse em comprar de fato o produto.

EXEMPLO ARTESANATO EM COBRE

 

6º SORTEIO

Essa você já conhece então nem vou me delongar muito por aqui, mas vale frisar que essa estratégia não deve ser a única utilizada para aumentar seu engajamento.

Sempre falo para meus alunos, não acostume sua audiência com sorteios, promoções, bazares, queimão, cupom de desconto ou liquidações.

Quando você acostuma sua audiência com isso eles sempre vão ter a idéia de que o momento atual não é o melhor para compra e sim quando vier uma oferta.

Então faça sorteios, mas não fique dependendo disso para ter mais comentários e mais entregabilidade, faça outras estratégias e gere umEXCELENTE conteúdo.

 

7º ESCLAREÇA DÚVIDAS

Esclarecer dúvidas é uma coisa de louco, porque quanto mais dúvidas você mais dúvida surgem para você esclarecer hahaha.

Sim quando você se dedica em responder uma dúvida ou dor comum da sua audiência nos comentários sempre surgem outras dúvidas a respeito do produto ou serviço.

Isso é muito bom para os próximos conteúdos, para definir melhor sua persona e para entender mais o comportamento de quem te acompanha.

Veja só o comentários nessa postagem, uma dúvida à partir de outra dúvida.

 EXEMPLO ARTESANATO EM COBRE

Essas são 7 estratégias que uso para melhorar meu engajamento com comentários, agora é importante dizer que o resultado não vem do dia para noite.

Sua audiência muitas vezes não esta acostumada a interagir com você e do nada você começa a fazer perguntas, então tenha calma e principalmente perseverança.

A bem da verdade é que rede social é um campo de testes, você não pode ser apegado a conteúdo, você deve testar e ver o comportamento da audiência.

Em seguida? Testar novamente, quanto mais testes melhor você fica em definir o que dá certo, em descartar o que não da certo e criar coisas novas.

Agora posso te pedir um favor? Eu tenho enviado emails toda semana para você e queria muito a sua opinião e saber qual estratégia você vai usar ainda hoje no seu perfil.

Então clica nesse link abaixo e comenta lá na minha foto qual o número da estratégia que você vai usar, vou tentar olhar de todo mundo como ficou, ok?

COMENTAR QUAL ESTRATÉGIA VOU USAR →

 

 

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