Seus clientes somem do seu perfil e você não entende o porquê? Ou sempre acha que o problema está no algoritmo do Instagram que sempre boicota seu perfil?
Sinto te decepcionar, a culpa não é do algoritmo do Instagram e se isso está acontecendo, provavelmente você está cometendo algum dos 3 erros mais graves que afastam clientes do seu perfil.
A verdade é que seu cliente precisa se sentir confortável dentro do seu perfil e principalmente se sentir pertencente à sua comunidade.
Não é atoa que a sua maior missão dentro do Instagram profissional é engajar sua audiência, criando conexão com os usuários para que haja conversão dos seguidores em clientes.
Se seus clientes estão sumindo do seu perfil, isso significa que você não está cumprindo devidamente essa missão e a sua conexão está se perdendo no decorrer do tempo.
Por isso, preste bastante atenção nestes 3 erros gravíssimos que você pode está cometendo no seu perfil, mesmo sem perceber e que acabam por afastar o seu cliente.
1 – PERFIL DESORGANIZADO
O seu perfil no Instagram é como sua loja física e você não deixa sua loja física desorganizada não é mesmo?
Não há nada pior do que entrar em uma loja em que não se identifica o segmento, onde estão os produtos e os vendedores.
No Instagram não é diferente, se você não deixar claro na sua biografia e feed o que você faz, da onde você é e como seus clientes podem entrar em contato com você, eles simplesmente não ficarão.
Os usuários do Instagram buscam praticidade e rapidez e se eles não encontram isso logo na primeira visualização do seu perfil, eles não perderão tempo tentando encontrar as informações ou enviar mensagem perguntando.
2 – MENSAGENS GENÉRICAS E AUTOMÁTICAS
Um bom atendimento é o que fideliza o cliente e se você não prioriza seu atendimento, seja no Instagram ou em qualquer outro meio, você simplesmente não vai vender.
Para fidelizar seus clientes você precisa se posicionar dentro da sua rede e mostrar a sua identidade, isso significa que você tem que definir uma linguagem e um modo de comunicação com sua audiência.
Pessoas interagem com pessoas e se você responde seus clientes apenas através de mensagens automáticas e genéricas, eles apenas deixarão de falar com você.
Assim como você também provavelmente acha muito chato conversar com alguém que responde de forma monossílaba (apenas sim ou não) o seu cliente também acha chato não ser respondido de forma espontânea.
Se possível, tente sempre responder seus directs e comentários de forma natural e deixar as mensagens automáticas apenas para casos específicos para agilizar um atendimento ou não deixar o cliente esperando.
No mais, preze pelo bom e velho atendimento presencial, com diálogo espontâneo e simultâneo, isso vai fará com que seu cliente crie mais afinidade com você e sua empresa e não suma.
3 – NÃO APARECER NO PERFIL
Um perfil não humanizado não vende, se você deseja aproximar seus clientes de você e da sua empresa, você precisa aparecer e mostrar que existe uma pessoa por trás da marca.
Se você não aparece, aparece de qualquer jeito ou some por dias e volta como se nada tivesse acontecido, você deixa de passar profissionalismo e não exerce algo muito importante para o seu perfil, a autoridade.
Um perfil que passa autoridade tem chances muito maiores de fidelizar clientes e realizar mais vendas, por isso, aparecer e passar autoridade por meio da sua identidade é indispensável.
Se você está cometendo algum desses erros sem perceber, é hora de corrigir o seu perfil e trazer seus clientes de volta, bora começar um novo ano diferente para sua empresa?
Me acompanhe também no Instagram para aprender mais estratégias de vendas para executar no perfil da sua empresa em 2022.