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4 Mitos sobre o Algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram é o terror dos criadores de conteúdo, sejam para vendas online ou influenciadores.

É que o algoritmo é o responsável por analisar o comportamento dos usuários da plataforma e sugerir a eles postagens de maior interesse.

Isso significa que ele vai mostrar aos usuários conteúdos de maior relevância que sejam de maior interesse dos próprios usuários.

Por isso, a “briga” com o algoritmo é constante, visto que muito se fala sobre boicotes por parte do  algoritmo e luta por engajamento.

No entanto, nem tudo que se ouve por aí sobre o algoritmo é verdade e se você deseja saber o que é mito sobre essa temível automação continue lendo o artigo.

Até 2016 o Instagram entregava conteúdo aos usuários por ordem cronológica, assim, os usuários viam as postagens por ordem de postagem, sem separação de conteúdo.

No entanto, o Instagram percebeu que esse modelo de entrega não engajava tanto, pois os usuários acabavam por ver postagens que não seriam tão relevantes para eles.

Assim, o Instagram desenvolveu o algoritmo no intuito de melhorar a experiência do usuário dentro do Instagram, fazendo com que ele visualizasse e encontrasse aquilo que deseja em primeiro lugar.

Até então, esse tem sido o melhor meio de entrega de conteúdo, pois quase 100% do conteúdo que o seguidor recebe e consome é de fato do seu interesse, o que aumenta o engajamento da rede.

E para que você pare de ver o algoritmo como vilão e comece visualizá-lo como aliado, trouxe 4 grandes mitos sobre o famoso algoritmo do Instagram:

1. O ALGORITMO NÃO ENTREGA APENAS REELS

Esse é o maior mito de todos os tempos sobre o algoritmo e eu tenho certeza que você já ouviu e já acreditou que para crescer no Instagram você precisa fazer dancinhas no Reels.

Isso não é verdade e se você não se identifica com esse formato, pode ficar despreocupada (o), pois você também conseguirá crescer no Instagram utilizando outros formatos e sem fazer dancinhas.

É verdade que o Reels tem maior entrega para usuários que não te seguem, mas de nada adiantará receber um número alto de novos seguidores se você não souber como mantê-los.

Ou seja, o Reels por si só não é capaz de fazer você crescer no Instagram, ele, como tantas outras, é apenas uma ferramenta que te possibilita engajamento.

2. MAIS DE UMA POSTAGEM POR DIA DIMINUI O ALCANCE

Outro mito relacionado ao algoritmo é que ele entrega somente uma postagem por dia e quando você posta mais de uma vez, ele diminui a entrega e consequentemente seu alcance cai.

Esse é um mito que pode até mesmo prejudicar o seu relacionamento com seu seguidor, afinal, você deixa de criar conteúdo por medo dele não ser entregue.

Postar mais de uma vez por dia só pode interferir no seu alcance se o intervalo entre as postagens for mínimo.

Se você espaçar as postagens, além de não interferir no alcance, você ainda irá alimentar sua relação com a sua audiência, aumentando a conexão e engajamento.

3. EXISTE MELHOR HORÁRIO DE POSTAGEM

Essa talvez seja a pergunta mais vista na Internet em relação ao Instagram e talvez o mito mais antigo referente ao algoritmo.

Portanto, preste bastante atenção: NÃO EXISTE MELHOR HORÁRIO DE POSTAGEM!

Entre 9:00h e 21:00h a variação entre as contas ativas é mínima, sendo assim, em qualquer horário que você postar, dentro desse horário, seu alcance terá bom desempenho.

Lembrando que a escolha do horário de postagem e o seu alcance depende muito mais da sua audiência do que do próprio algoritmo.

Se você conhece sua audiência e se a sua audiência é engajada, você saberá o horário de maior alcance, ou seja, o horário que sua audiência estará mais presente na rede social.

4. TEXTO EM FOTO NÃO ENGAJA

Fique tranquila (o), sei que você viu milhares de postagens do tipo “o Instagram não é mais uma rede de fotos” e agora você acredita fielmente que foto não engaja, mas ISSO NÃO É VERDADE.

O algoritmo não parou de entregar conteúdo de foto e texto e essa estratégia só não funcionará se o design não for bom ou o conteúdo não for de relevância e qualidade.

Se seu conteúdo for atraente e chamativo, ele será entregue normalmente e as curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos contribuirão de forma significativa para aumento do seu alcance.

Viu como o algoritmo não é nenhum vilão? Agora é só fazer o seu melhor com o que você tem hoje, sem se preocupar tanto com essa automação.

Com conexão com o seguidor e qualidade de conteúdo, você verá que não há boicote para quem faz bem feito 😉Gostou dessas informações? Me acompanhe pelo Instagram para mais informações sobre como vender com seu Instagram.

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