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Como usar #Hashtag nas suas postagens do Instagram

A Hashtag é sem sombra de dúvidas uma das ferramentas mais utilizadas em postagens do Instagram como meio de propagação do conteúdo e interação de assuntos de interesse comum.

Isso porque, as pessoas utilizam as hashtags para sinalizar um determinado assunto, facilitando para que os usuários encontrem postagens relacionadas a um referido tema.

Por muito foi atribuída às hashtags a fama de serem as responsáveis pela entrega do conteúdo a mais usuários e pelo famoso fenômeno chamado “viralização” de conteúdo.

Desde então, criadores de conteúdo de marketing e vendas passaram a utilizar desmedidamente as hashtags, causando outro fenômeno conhecido no Instagram, o Shadowban.

Diante desse paradoxo, você, assim como a maioria dos usuários deve se perguntar: devo ou não usar hashtags?

Continue lendo o artigo, pois vou esclarecer se você deve ou não usar hashtags, quantas usar e se devem estar na legenda ou nos comentários.

Você já deve ter se questionado se utilizar hashtag na legenda pode te ajudar na divulgação do seu conteúdo ou atrapalhar, fazendo com que você seja “boicotado” pelo algoritmo do Instagram, caindo no famoso Shadowban.

Ainda, você já deve ter ouvido por aí que há hashtags proibidas ou que há um número específico de hashtags que você pode utilizar e não ser bloqueado pelo algoritmo.

A verdade é que, sim, você pode e deve usar hashtags, pois elas ainda são uma ferramenta auxiliadora na propagação do seu conteúdo e facilitadora para que os usuários te encontrem com facilidade no explorar do Instagram.

No entanto, as hashtags devem ser usadas de forma estratégica, pois seu uso indevido pode sim causar bloqueio da conta por parte do próprio Instagram.

Se você deseja saber mais sobre Shandowban, clique aqui.

Porém, nem tudo está perdido e há algumas estratégias que você pode colocar em prática no seu Instagram, utilizando as nossas queridinhas hashtags, que vão potencializar ainda mais seu conteúdo.

ONDE UTILIZAR A HASHTAG?

Primeiramente você precisa saber que o local adequado para se utilizar hashtag é NOS COMENTÁRIOS e por que nos comentários?

Porque análises feitas por mim e meus alunos comprovaram que o seu efeito é o mesmo, portanto, não há razão para poluir visualmente suas legendas com muitas hashtags. 

As hashtags na legenda torna a experiência de leitura mais cansativa para o usuário e o desestimula para interagir e comentar.

Opte por usá-las no seu primeiro comentário, assim que fizer sua postagem, isso vai deixar seu post mais harmônico e atingir o efeito de propagação buscado.

QUANTAS HASHTAGS DEVO USAR?

Ao contrário do que a maioria pensa e faz, encher seu conteúdo de hashtags não vai fazer você atingir o esperado e ter seu conteúdo alcançado por mais pessoas.

Até pouco tempo atrás acreditava-se que o número ideal eram trinta hastags, um número alto e que polui totalmente o visual do seu conteúdo.

Hoje está comprovado que menos é mais e você pode focar em poucas, porém estratégicas. 

Avalia-se que um número ideal seja entre três e cinco, voltadas para o conteúdo da postagem, mesclando entre hashtags mais usadas e as menos concorridas.

COMO SER ESTRATÉGICO COM SUAS HASHTAGS?

Usar inúmeras hashtags sem sentido com seu conteúdo, apenas por serem hashtags muito utilizadas pelos usuários, não trará resultados significativos para seu Instagram.

Além de correr o risco de bloqueio, você não atrai novos seguidores e ainda deixa de gerar conexão e engajamento com seus seguidores.

Por isso, ser estratégico é fundamental, pois adequando suas hashtags de acordo com seu conteúdo e público suas chances de aumentar o engajamento são consideravelmente maiores.

E para acertar estrategicamente nas suas hashtags, siga as dicas abaixo:

  • Use hashtags mais procuradas por seus seguidores clientes, isso fará com que seu alcance aumente.
  • Pare de usar hashtags que não tem nada a ver com seu conteúdo e suas postagens, foque em hashtags que façam sentido dentro do contexto do conteúdo.
  • Hashtags genéricas como #bomdia #boatarde #boanoite também são péssimas para seu engajamento, opte por hashtags mais específicas que facilite aos usuários encontrar seu conteúdo.

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