A Live Shop deixou de ser o futuro das vendas online e já se tornou o presente do E-commerce, por isso, se você ainda não adotou esse modelo de venda, está na hora de começar e alavancar suas vendas com o Instagram.
E se você está lendo esse artigo, provavelmente ainda não fez a sua primeira Live Shop e não sabe como organizar para não ter nenhum problema ao vivo, certo?
Se fazer Live Shop ainda é um problema pra você e você deseja um passo a passo para tornar esse processo mais simples e mais fácil, continue lendo o artigo, pois separei 7 passos para você realizar Live Shop e regaçar de vender.
1. ESCOLHA OS PRODUTOS
Primeiramente você deve ser estratégico com sua Live Shop, comece separando os produtos que tem mais saída e são “carro chefe” na sua empresa.
Tenha em mente que, em média, uma Live Shop dura de 1 a 2 horas, por isso, a depender da quantidade de produtos que sua empresa vende, é impossível mostrar tudo na live, portanto, opte pelos produtos mais atrativos.
Você pode fazer essa escolha por categoria, produto específico, novidades ou principais itens, tente escolher os produtos da chamada curva A, que são os produtos mais procurados e vendidos do seu negócio.
2. BENEFÍCIOS DA LIVE SHOP
Separados os produtos que serão demonstrados na live, decida a sua estratégia de venda para a Live Shop.
Defina os benefícios de compra, ou seja, se utilizará estratégias como mimos, presentes, descontos, frete fixo, frete grátis, etc.
Você obrigatoriamente precisa usar alguma dessas estratégias para vender na sua live shop? NÃO. Mas, caso decida utilizar alguma dessas, defina com antecedência e deixe claro na divulgação da live.
3. DIVULGAÇÃO
Decidido os produtos e os benefícios da Live Shop, é hora de trabalhar a divulgação. Faça divulgação ampla da live, afinal quanto mais pessoas tiverem conhecimento, mais pessoas participarão.
E você deve estar pensando que essa divulgação deve ser feita com bastante antecedência, certo? Não necessariamente.
Se você optar por divulgar com bastante antecedência, busque intensificar a divulgação na semana da live, mas se preferir, divulgue com 5 dias de antecedência de forma intensificada.
Para uma boa divulgação você pode utilizar lista de transmissão, e-mail para base de seguidores clientes, conteúdo no Instagram e até mesmo parceria de divulgação (influenciadores).
No dia da live, utilize o Reels um pouco antes do início, para avisar que a live shop vai começar, pois ele tem maior entregabilidade, e assim, mais pessoas terão conhecimento da Live Shop.
3. ALINHAR ATENDIMENTO
Para que tudo dê certo durante a sua Live Shop é importantíssimo que você deixe alinhado o atendimento durante e pós live.
Por isso, organize a execução da Live Shop com antecedência, planeje como será o atendimento durante a live, quem irá te ajudar, quais serão as responsabilidades de cada um.
Faça um planejamento de pessoas e atribuições para que o atendimento flua com tranquilidade e agilidade e facilite para você e para o seu cliente.
4. EXECUÇÃO DA LIVE
Tudo acertado e planejado, hora de executar!
Comece a Live Shop pelo início e não perca tempo, dê boas vindas e avise que a live vai ficar salva no IGTV (deixe a live salva).
Após, faça sua apresentação. Explique como acontecerá a live e parta para o atendimento e demonstração dos produtos.
Mostre produto por produto e não tenha pressa, detalhe o máximo possível cada um dos produtos e incentive perguntas no chat, responda o todo tempo e sempre repita informações importantes.
5. GOLDEN HOUR
Golden Hour significa “hora dourada ou primeira hora” e refere-se à primeira hora após a live, que é dedicada exclusivamente ao atendimento, sendo super importante para o sucesso completo da Live Shop.
Para que essa Golden Hour aconteça da melhor forma, escolha um horário estratégico para realizar a Live Shop, pois você precisará ficar totalmente disponível para o atendimento pós live.
Reserve pelo menos uma hora após a live para responder direct e comentários, fazer atendimento e chamar todos que compraram durante a live shop.
6. REAPROVEITAR A LIVE SHOP
Por fim, mas não menos importante, a Live Shop é um excelente meio de gerar novos conteúdos, por isso, detalhe sempre os seus produtos na live para conseguir reaproveitar em novos conteúdos.
Faça cortes da live em vídeos mais curtos para subir no IGTV e aproveite a live para desdobramento em conteúdo em outros formatos.
Agora você já sabe como fazer uma Live Shop de sucesso e pode começar a planejar a sua agora mesmo 😉
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