Você procura estar sempre por dentro das novidades e atualizações do Instagram?
O Instagram está passando por uma série de mudanças, novas ferramentas estão sendo testadas e ferramentas já utilizadas pelos usuários estão sendo atualizadas.
Por isso, é importante estar por dentro de tudo que está acontecendo na plataforma para não ficar para trás e perder recursos que podem te ajudar a vender mais online.
E apesar das atualizações e novidades serem pensadas na comunidade como todo e não apenas para contas comerciais, todo novo recurso pode ser utilizado de forma estratégica.
Por esse motivo, é importante não deixar nada passar despercebido, afinal, o Instagram é mutável e a todo momento um novo recurso é integrado ou ferramenta atualizada.
E você já deve ter percebido nos últimos dias algumas alterações, como mudança no formato de enquete, possibilidade de enquete no reels e novas figurinhas.
Mas essas não são as únicas atualizações para 2022, há especulações de grandes mudanças na plataforma neste ano e elas estão sendo muito aguardadas desde já.
E para que você fique por dentro de tudo, trouxe 8 funções que estão sendo avaliadas e testadas e muito esperadas pelos usuários em 2022.
1 – FEED CRONOLÓGICO
Atualmente o feed do Instagram é ordenado por relevância e isso acontece desde o ano de 2016.
Essa forma de entrega foi desenvolvida para tornar a experiência do usuário “mais a sua cara”, assim foi desenvolvido o algoritmo que é o responsável por filtrar os conteúdos e assim mostrar para o usuário somente coisas do seu interesse.
No entanto, em dezembro de 2021 o Instagram anunciou que novos testes estão sendo realizados e que tudo indica um novo (velho) formato de feed, o feed cronológico.
Esse feed já foi utilizado no passado e nele a entrega é feita por horário de postagem, ou seja, aparecerá no feed sempre postagens recentes.
Tudo indica que os usuários poderão escolher o formato que desejarem e assim avaliar qual é mais agradável para sua experiência dentro da plataforma.
2 – CURTIDA NOS STORIES (LIKE STORIES)
O Instagram Story é hoje o principal meio de interação da plataforma, por isso, as maiores atualizações e inovações acontecem na ferramenta.
E você já pensou em poder curtir os stories? Muitos usuários do Instagram já pensaram sim e estão pedindo muito por essa opção de reação.
Isso porque, há pessoas que gostam do conteúdo dos stories, mas ainda não se sentem confortáveis em reagir com as opções disponíveis.
Para essas pessoas “mais tímidas” essa é uma interação muito esperada, assim, elas conseguirão reagir aos conteúdos que gostam, sem se sentirem invasivas.
Mas, apesar de muito aguardada, essa atualização não foi confirmada e ainda está no campo de especulação, mas é, de fato, uma ótima opção não é mesmo?
3 – MÚLTIPLAS TIMELINES
O Instagram informou também que está efetuando testes para instalação de múltiplas timelines, ou seja, o usuário poderá personalizar seu feed de diversas formas.
Hoje o Instagram permite algumas personalizações, como, por exemplo, a escolha de silenciar pessoas e conteúdos.
No novo formato, a timeline será separada por categorias, como “seguindo”, “favoritos” e “home”.
4 – FAVORITAR USUÁRIOS
Além do múltiplas timeline, há uma nova ferramenta sendo bastante esperada para 2022 que é o filtro e não, não é o filtro para fotos.
A opção é para filtrar conteúdo, ou seja, o usuário poderá aplicar filtros para escolher os conteúdos que deseja ver no feed.
Essa nova ferramenta permitirá que a plataforma entregue conteúdo segundo a escolha do próprio usuário e não do algoritmo ou da plataforma.
5 – TRANSFORMAR STORIES EM REELS (MONTAGEM)
Outra função muito aguardada para 2022 é a opção de montagem a qual possibilitará a transformação de uma sequência de stories em reels.
E é claro que essa opção é muito esperada pelos criadores de conteúdo comercial, afinal, poupará tempo e maior difusão de conteúdo.
Segundo o desenvolvedor, Alessandro Paluzzi, essa opção ainda permitirá a inclusão de audios da biblioteca de músicas do Instagram para personalização do reels.
6 – DANCIFY
Visando fazer frente ao seu principal aplicativo rival, o Instagram já implementou o remix na sua plataforma, como forma similar de criação de vídeos criativos, como no TikTok.
No entanto, o aplicativo visa ir além e está investindo em testes em uma nova ferramenta para o reels que é até então chamada de Dancify.
O Dancify permitirá que músicas sejam sincronizadas ao vídeo de forma automática tornando a edição e criação do conteúdo mais prática e divertida.
7 – CONTROLE PARENTAL
O controle parental já foi anunciado pelo próprio Instagram e a previsão é que a função chegue na plataforma em março deste ano.
Com esse recurso os pais poderão controlar o tempo de acesso de crianças e adolescentes à plataforma e supervisionar o conteúdo.
Além disso, haverá uma opção que permitirá que os adolescentes denunciem contas suspeitas e seja notificado de imediato os responsáveis.
8 – STORIES PAGOS
O último recurso é talvez o mais esperado pelos usuários comerciais e trata-se da monetização dos stories.
Há rumores de que o Instagram esteja trabalhando em uma versão exclusiva de stories que seria acessada por meio de assinatura, monetizando, portanto, a ferramenta.
Essa versão seria como um “close friends” para assinantes, onde os mesmos poderão ter acesso a conteúdos exclusivos dos seus criadores de conteúdo preferidos.
Se essas novas ferramentas serão mesmo implementadas, não temos certeza, mas já podemos ir nos programando e avaliando quais serão bem utilizadas ao perfil comercial.
Gostou das novidades? Me conta nos comentários qual nova função é a mais esperada por você. 😍
E clica abaixo para me acompanhar no Instagram e receber mais dicas e informações sobre Instagram comercial e venda de produto físico online.