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7 formas de melhorar o posicionamento orgânico do seu E-commerce

Não seria ótimo se o próprio Google te desse uma “mãozinha” e impulsionasse o seu E-commerce, te ajudando com tráfego orgânico sem que você tenha que investir em mídia?

Com toda certeza, aparecer nas primeiras posições de busca orgânica do Google é o sonho de todo mundo que trabalha com a Internet, por isso, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são as mais buscadas dentro do Marketing Digital.

Mas, você sabe o que é SEO?

Antes de mais nada, você precisa saber que SEO significa otimização para mecanismo de busca e é basicamente um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web que buscam o alcance de boas posições orgânicas para gerar autoridade e tráfego para essas plataformas.

E o que isso quer dizer?

Quer dizer que estar em uma boa posição no ranking de busca orgânica do Google, fará com que mais usuários visualizem o seu E-commerce, visto que a maioria das pessoas ao “darem um google” não passam da primeira página para obter suas respostas. 

Viu como é importante estar nas primeiras posições? 

Agora que você já sabe que precisa melhorar o seu posicionamento, eu vou te contar como fazer isso, afinal, eu sei 7 formas infalíveis de fazer você estar entre os primeiros e ganhar mais autoridade no mercado,  recebendo mais visitantes e aumentando potencialmente suas chances de conversão.

1. DEFINA PALAVRAS-CHAVE PARA UTILIZAR NO SEU E-COMMERCE

Definir palavras-chave que têm relação direta com o seu E-commerce fará com que seu site seja mais visto, uma vez que as pessoas otimizam o tempo de busca por palavras.

O processo de ranqueamento orgânico de um site sempre começa na procura de palavras-chave, por isso, faça uma lista de palavras-chave, pensando em como o cliente pesquisaria na hora de procurar um produto que você tem no seu E-commerce.

Após definir essa lista, utilize essas palavras em todo seu E-commerce, das descrições de produtos até o home da sua loja online, sem deixar de utilizá-las também na criação de conteúdo, pois isso fará com que o consumidor encontre sua loja mais facilmente ao fazer uma pesquisa no Google.

2. FORTALEÇA AS DESCRIÇÕES DE PRODUTOS

O Google utiliza as descrições dos produtos para identificar seu conteúdo e a sua referência no segmento, além de ajudar seu cliente a entender sobre o produto.

Por isso, utilizar palavras-chave nas descrições de produtos, aumenta as chances do seu E-commerce aparecer quando o consumidor procurar pelo termo.

Mas preste bem atenção, fuja das descrições do seu fornecedor, pois o Google entende que você está plagiando conteúdo e assim rebaixa a página no momento da busca.

Portanto, crie você mesmo o seu texto de forma simples e original, com informações claras e completas sobre o seu produto. E isso não é uma questão de SEO para E-commerce, mas sim de ajudar o seu cliente na tomada de decisão.

3. OTIMIZE TODAS AS IMAGENS DO SITE

As imagens são ótimos meios de gerar tráfego para o seu E-commerce e para que isso ocorra você deve utilizar corretamente o Alt Text.

o Alt Text é o texto descritivo da imagem e faz com que o Google entenda e consiga ler os elementos visuais de uma página.

Por isso, nomeie as imagens inserindo palavra-chave no nome do arquivo, por exemplo, ao invés de colocar “imagem1.jpg.”, coloque o nome real do seu produto, isso chamará mais atenção do Google para sua página.

Além disso, utilize imagens de alta resolução, com muitos detalhes e fotografias still, isso faz com que o Google olhe com bons olhos o seu site.

4. DEDIQUE-SE A TODAS URL’S

A URL é um item de suma importância no ranqueamento do Google, isso porque, é ela a responsável por mostrar o assunto principal da página, facilitando a leitura para o usuário.

Por isso, use URLs curtas e objetivas, assim elas serão compreendidas mais facilmente, e, além de serem melhores para o entendimento do leitor, favorecem sua posição do buscador.

Ainda, esteja sempre atento às URLs do seu E-commerce e tente fazer com que elas sejam sempre simples e objetivas, sempre passando o verdadeiro conteúdo da página.

5.  DEIXE SEU E-COMMERCE INTUITIVO PARA O USUÁRIO

As pessoas sempre buscam praticidade e facilidade ao buscar algo na Internet, otimizar o tempo é essencial para seu consumidor, por isso, quanto mais simples e intuitivo for o seu E-commerce, mais fácil será para o usuário encontrar o que precisa.

Por isso, manter o seu E-commerce organizado é imprescindível para que seu cliente tenha uma navegação simples e rápida e essa otimização deve ser pensada desde o Menu (deixando os produtos mais comprados, por exemplo, em uma categoria específica) até o banner principal.

E por que fazer isso? Porque além de aumentar sua taxa de conversão, diminui sua taxa de rejeição e melhora o tempo médio de permanência no site, que são fatores importantíssimos no ranqueamento orgânico.

Outra coisa que ajuda na intuitividade do E-commerce é utilizar os breadcrumbs (ou migalhas de pão), que mostram o caminho percorrido pelo usuário ou a estrutura do seu site, isso tornará a compra mais simples e o Google fará uma leitura positiva, ajudando no SEO para seu E-commerce.

6.FIQUE ATENTO À SEGURANÇA DE DADOS

O Google identifica a certificação de segurança de dados (SSL) como uma forma de oferecer uma navegação segura ao usuário e posiciona melhor esses sites, além de entregar, claro, confiança para o consumidor da loja virtual.

Por isso, fique atento à segurança de dados do seu E-commerce, pois o Google vê a SSL como ponto fundamental para ranquear bem uma página e como bem sabemos, cada posição vale ouro.

7.ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS

É importante que você saiba que as mídias sociais se comunicam e são ótimas aliadas do SEO para E-commerce, afinal, quanto mais você compartilha conteúdo, mais chances você tem de atingir cada vez mais pessoas na internet. 

Utilizar diversas redes, além de trazer tráfego para o site e atingir potenciais clientes, possibilita a obtenção de dados interessantes sobre o público da loja virtual.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social que dispõe de ferramentas de dados que contribuem muito para o E-commerce, e além dela, o Youtube também é uma rede que vem crescido muito e possibilita o compartilhamento de conteúdo, por isso, ajudam e muito no ranqueamento do seu E-commerce.

Quem não é visto, não é lembrado, portanto, esteja sempre presente nas redes sociais, isso aumentará seu posicionamento orgânico.

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