Se teve algo que enfrentei foi a falta de saber O QUE POSTAR no Instagram e facebook nesses quase 6 anos trabalhando com minha Loja Virtual.
Tenho certeza que você também passou ou passa pelo desafio de não saber ao certo quais conteúdos realmente valem a pena publicar.
Nos últimos anos notamos o quanto os usuários das Redes Sociais se tornaram exigentes e criteriosos (o que na minha opinião é ótimo).
Acompanhar esse processo de inovação e criatividade é um desafio que você precisa vencer diariamente para se destacar como marca ou profissional.
Percebi ao longo da minha caminhada que cometia dois grandes erros e que na minha opinião são mais comuns do que imaginamos.
1º Optava por postar fotos do produto com o fundo branco ou não, com uma chamada para o site, mas sempre, sempre com o apelo para tentar vender.
2º As vezes eu mesma cansava do meu conteúdo e acabava ficando dias e dias sem postar nadinha nas Redes Sociais o que não ajudava em nada meus resultados.
Foi então que tive um “click” um estalo, percebi que precisava entender melhor sobre o que postar, tipos de conteúdos e focar em aprender, por isso decidi compartilhar um pouco do que aprendi com você.
Separei 7 tipos de postagens para você praticar durante a próxima semana ta bom? mas é para FAZER MESMO 😑
ESCLARECENDO DÚVIDAS
Seu seguidor ou cliente sempre terá dúvida sobre seu produto ou serviço, por isso deixar dentro do planejamento posts como esse pode ser essencial para seu negócio.
O principal ponto de dificuldade aqui é realmente saber quais são as principais dúvidas e as mais comuns.
Essa dificuldade é facilmente solucionada já que no Instagram tem recursos como o PERGUNTAS onde você pode abrir para sua audiência perguntar.
EXEMPLO: No meu caso uma das principais dúvidas é com relação à oxidação do cobre, então postagens como essa abaixo estão sempre presentes no planejamento.
INSPIRAÇÃO
Inspirar seu seguidor faz parte do plano de criar neles a similaridade, ou seja, sentirem que tem algo em comum com aquela situação, criando afinidade.
Postagens de inspiração tem um potencial grande em fazer com que seu seguidor sinta votade de replicar o que foi compartilhado em sua realidade.
Tento sempre postar inspirações que tenham 100% de conexão com meu produto e com a persona que trabalho ou que por ventura quero atrair.
No exemplo abaixo veja um post que fiz de Inspiração, repare que além de inspirar ainda mostro que é possível replicar usando um item do meu portifólio.
GERANDO VALOR
Esse é um dos posts mais importantes para qualquer empresa e um dos que menos vejo quando analiso um perfil comercial, a grande dificuldade está em você não identificar primeiro o seus diferenciais.
Seja uma matéria prima, seja o processo de fabricação, seja o frete, o atendimento ou até mesmo o brinde, você precisa encontrar suas qualidades.
As qualidades do seu negócio, do seu produto vão gerar valor para o mesmo, porém faça isso de forma nobre, íntegra.
Quando começei a trabalho o Artesanato em Cobre nas redes sociais eu só via obstáculos, meu processo de produção era super demorado, o meu produto oxidava (fica cheio de manchas) de uma hora para outra, até que um dia eu pensei:
“poxa, mas é algo feito por mãos mas que material que pode voltar a sua origem com tanta facilidade quanto o cobre?!”
eu entendi o meu valor, entendi o valor da minha empresa e do meu prodto, então foi fácil começar trabalhar isso com a audiência, o resultado veio.
HISTÓRIA
O amor das pessoas por história é inquestionável, isso porque além de trazer a compreensão sobre coisas que antes não compreendia também aproxima o seguidor da marca, da empresa.
Aguça a imaginação e leva a reflexão, por isso contar história é uma das minhas copy favoritas, você pode contar a história de como surgiu um produto, a maneira de produzir ou até mesmo a história da empresa.
COMPARATIVOS
Fazer comparativos entre produtos é interessante para educar sua audiência, e aqui não se tarata apenas sobre concorrência, a comparação pode ser entre seus próprios produtos.
Essa é uma excelente oportunidade para trabalhar com as diferenças dentro do mesmo produtos como cores, no nosso caso trabalhamos o verniz.
RECONHECIMENTO DE CLIENTES
Não é apenas um repost é usar a foto e agregar um valor a ela com sua visão de produto e de uso do cliente.
Eles se sentem reconhecidos e criam empatia com outros seguidores que se acham semelhantes.
VENDA
Vender no Instagram não é apenas com copys de “compre aqui” mas com todas essas anteriores. Com o tempo você vai notar que o relacionamento gera frutos e que as vezes esse relacionamento até permite posts de vendas diretas.
Esses foram alguns dos exemplos que acho mais importante você incluir no seu planejamento de postagens nas Redes Sociais.
Agora que você já tem os exemplos que tal fazer pelo menos uma postagem por dia seguindo alguns desses exemplo.
Mas por favor, não copiem as mesmas palavras, se permitam criar, inovar, testar e ver o que funciona com vocês.
Para aprender mais ainda sobre como fazer postagens interessantes para sua Rede Social, baixe o CHECKLIST abaixo: