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5 passos para vender com o WhatsApp Business

Desde 2018 o WhatsApp facilitou a vida do empreendedor e criou o que eu chamo de “pote de ouro” da empresa: o WhatsApp Business.

O WhatsApp Business foi lançado no Brasil em 2018 e foi projetado para ajudar as empresas na comunicação com clientes e parceiros, sendo totalmente voltado para comunicação comercial de vendas.

A ferramenta é a principal responsável pelo aumento em 70% em vendas online desde 2019, tornando- se indispensável para a comunicação comercial.

Se você ainda não utiliza essa poderosa ferramenta de vendas, esse é o melhor momento para começar a usar o Business, pois as projeções de aumento de vendas com o WhatsApp para os próximos anos são ainda melhores.

Para te ajudar a alavancar suas vendas, separei 5 passos para você seguir e regaçar de vender com o WhatsApp Business, continue lendo para saber mais.

Mas antes, você precisa saber que, além de facilitar a comunicação entre cliente e empresa, o Business é uma excelente ferramenta de vendas por ofertar as seguintes vantagens:

  •  Automação de mensagem rápida;
  • Automação de mensagem de ausência;
  • Metrificação e análise de mensagens enviadas, recebidas, lidas e entregues;
  • Possibilidade de criação de catálogo;
  • Sincronização com Web;
  • Uso do número de telefone fixo da empresa;

Ainda, proporciona facilidade de informação como status de compra e criação de atalhos para mensagens frequentes.

E se você ainda está em dúvida sobre a eficácia do WhatsApp Business, trago alguns dados para te convencer a baixar o aplicativo agora mesmo e seguir o passo a passo que trago pra você. Segue o dados:

  • O Brasil é o segundo País do mundo com maior número de usuários no WhatsApp;
  • O WhatsApp é usado por 90% dos brasileiros, isso significa cerca de 191,34 MILHÕES de pessoas dentro do aplicativo;
  • 59% dos usuários deixam o aplicativo na tela inicial do telefone, mais especificamente na barra fixa principal;
  • Segue sendo um dos aplicativos mais baixados em aparelhos SmartPhones e IPhones;
  • Antes da pandemia, 71% das empresas brasileiras usavam WhatsApp Business para fins de trabalho e 42% para fins de vendas;
  • Depois da pandemia esse número aumentou potencialmente, chegando à porcentagem de 70% para fins de vendas;
  • Em relação à outros canais digitais, as vendas realizadas pelo Business tem valor médio maior em cerca de 25%;
  • 61% dos usuários brasileiros do Business querem usar o aplicativo para pagamento;

Como você pode perceber, os dados são estimuladores e se você pretende crescer com a sua empresa, é bom começar a utilizar o WhatsApp agora mesmo para potencializar suas vendas.

Baixe o aplicativo e siga os 5 passos para vender com seu Business ⤵️

1º PASSO – CRIE UMA LISTA DE TRANSMISSÃO OU GRUPO

A comunicação é a chave principal para conclusão da venda e por isso o WhatsApp é tão necessário, afinal, ele facilita essa comunicação com ferramentas que te ajudam uma única mensagem à várias pessoas: a lista de transmissão e grupos.

Por isso, o primeiro passo para facilitar sua comunicação com seus clientes, criando um contato mais próximo, é criando uma lista de transmissão ou um grupo para sua loja/empresa.

A lista de transmissão e o grupo comportam 256 contatos e você pode criar quantas listas e quantos grupos forem necessários para compartilhar suas novidades, condições especiais, campanhas, etc ..

E como criar sua lista de transmissão ou seu grupo? 

Faça captação orgânica por meio de formulários e cadastro em site, Instagram ou no próprio pós venda convide o cliente para fazer parte e com autorização, inclua na lista ou grupo.

2º PASSO – OTIMIZE A APRESENTAÇÃO DO SEU PERFIL COMERCIAL

As pessoas buscam praticidade e facilidade em todas as redes sociais, por isso, facilitar a vida do seu cliente vai trazê-lo sempre para mais perto.

Para isso, insira informações importantes como endereço, site, e-mail, horário de funcionamento e faça uma breve descrição da marca.

Essas informações passarão confiança e credibilidade, o que fará com que o cliente se sinta mais confortável para comprar na sua loja, mesmo online.

3º PASSO – CADASTRE MENSAGENS AUTOMÁTICAS

Essa é uma das principais ferramentas do Business e foi pensada para facilitar a vida das empresas e se você souber usar, ela te poupará muito trabalho, além de conceder mais tempo para fechar ainda mais vendas.

Para utilizar essas mensagens é muito simples, acesse o menu “Mais Opções > Ferramentas Comerciais” e indique a mensagem que deseja cadastrar.

Você pode cadastrar 3 tipos de mensagens automáticas, sendo elas: mensagem de saudação, ausência e respostas rápidas.

Como usar as mensagens rápidas?

Mensagem rápida de saudação: é uma mensagem simples de boas vindas para quando o cliente enviar uma mensagem. 

Nela você dá início à comunicação e você pode incluir perguntas importantes para dar seguimento na conversa e agilizar o processo de atendimento.

Mensagem de ausência: é uma mensagem para momentos de maior atendimento que você não puder responder de imediato ou em horários em que a loja/empresa não estiver em funcionamento.

No segundo caso, você pode ainda definir o horário para disparo automático de acordo com o horário em que a loja estiver fechada.

Respostas rápidas: essas são respostas que você costuma repetir constantemente, portanto, pense nas dúvidas frequentes de seus clientes, como valor de produto, forma de pagamento, prazo de entrega, etc ..

Você ainda pode cadastrar atalhos que vão te ajudar a encontrar as respostas no meio da conversa, como palavras ou símbolos.

 4º PASSO – USE ETIQUETAS

Usar etiquetas vai te ajudar a manter o Business organizado e assim, não correr o risco de perder conversas e consequentemente, vendas.

Você pode organizar cada conversa por tópicos ou tipo de consumidor e ainda separar com: novos pedidos, novos clientes, pagamento pendente, entre outros.

Como usar as etiquetas?

  • Abra uma conversa;
  • Selecione o botão de 3 pontos à direita;
  • Clique em “adicionar etiqueta à conversa”;
  • Escolha a etiqueta que deseja incluir.

5º PASSO – CRIE SEU CATÁLOGO

O catálogo é exibido no seu perfil com título e campos como descrição, link e código do produto, ou seja, é uma excelente forma de atrair o cliente e fazer com que ele se conecte com sua marca e produto.

O catálogo é como se fosse sua vitrine virtual e um excelente meio de apresentar seus produtos ao cliente de forma prática, economizando tempo para o atendente e para o cliente.

Crie um catálogo chamativo e com o maior número de informações possíveis sobre o produto e marca, assim o cliente terá condições de tomar a decisão de compra sozinho e mais rápido.

Gostou dessas informações? Me acompanhe no Instagram para saber mais como regaçar de vender com seu WhatsApp Business.

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