Todas as vezes que falo sobre humanização de perfil, recebo uma enxurrada de perguntas se para humanizar é preciso expor a vida pessoal. Você também tem essa dúvida?
Se você é desse time que tem dificuldade em separar as duas coisas e acredita que não consegue humanizar sem se expor, continue lendo, pois vou te ensinar 5 formas de humanização sem exposição pessoal.
Você já deve saber que humanizar seu perfil não é mais somente uma opção, é algo indispensável para você ter autoridade e gerar interação com seus seguidores, criando uma verdadeira comunidade.
No entanto, não é porque você deve humanizar seu perfil e sua marca que você fará do seu perfil um exposed da sua vida e não, você não tornará seu perfil um reality show.
Basta somente ser estratégico e mostrar coisas que o seu seguidor achará interessante e que sejam pontos importantes para fortalecer sua empresa.
E como fazer isso na prática? Das 5 formas seguintes:
1 – Atraindo a atenção dos seus seguidores
Atrair a atenção da sua audiência não é “contar uma fofoca” sobre você e sobre sua vida íntima, você não precisa contar segredos pessoais para que as pessoas te ouçam e prestem atenção no que você tem a dizer.
Você pode fazer isso levantando pautas quentes do momento, trazendo curiosidades e fazendo questionamentos por meio de enquetes, por exemplo.
2 – Gerando identificação com quem te segue
Ao contrário do que você imagina, gerar identificação não é fazer com que todos os seus seguidores pensem como você, mas mostrar que você tem o seu jeitinho e ele pode ser parecido com o de alguém que está do outro lado.
Mostre seus valores, suas crenças, habilidades e vulnerabilidades, isso faz com que as pessoas observem além da frieza da tela do celular e identifiquem uma pessoa como elas, com problemas e sentimentos iguais.
3- Seja diferenciada
O mercado está cheio do que você vende e faz e o Instagram está saturado de pessoas fazendo o mesmo, por isso, busque sua identidade e se diferencie dos demais.
Não seja mais do mesmo, conte suas histórias, mostre pequenos detalhes de criação que são particularidades suas, assim, você estará gerando conteúdo de valor, que atrai e converte seguidores em clientes.
4 – Construa um relacionamento com seus seguidores
Pessoas compram de pessoas, portanto, esteja ciente de que sua marca só venderá se você criar um laço de amizade com seus seguidores.
Quanto mais as pessoas se identificarem com você e sentirem-se parte da sua comunidade, mais elas estarão dispostas a comprar seus produtos e continuarem integrantes dessa “tribo”.
E você pode fazer isso através de caixinhas de perguntas, direct e chamadas de interação que iniciem um diálogo e aproximação.
5 – Desperte desejo
Todo relacionamento começa do desejo, por isso, despertar desejo na audiência é primordial para que o relacionamento seja firmado e os seguidores sejam convertidos em clientes.
A conversão não acontecerá sem o desejo de compra e para que isso aconteça você deve humanizar sua marca despertando o olhar e interesse da sua audiência.
Para fazer isso é simples, basta mostrar seus processos de criação, bastidores, fazer reviews, tutoriais e conteúdo de inspiração.
Viu como é fácil humanizar seu perfil sem expor sua vida pessoal? Não tem segredo e agora que você já sabe 5 formas de fazer isso, é só colocar em prática no Instagram da sua empresa.
Gostou do conteúdo? Me acompanhe no Instagram para mais informações e dicas de como vender seu produto físico online.