Não importa se você está começando agora com sua empresa online ou se você já está empreendendo há anos, essa é e sempre será a maior preocupação de quem usa o Instagram para vendas.
Recebo diariamente uma enxurrada de perguntas e pedidos de ajuda de pessoas que buscam o mesmo no Instagram: converter seguidores em clientes.
Se você também deseja saber como fazer com que seus seguidores saiam da famosa frase “só estou dando uma olhadinha” e tornem-se finalmente seus clientes, continue lendo o artigo, pois você vai descobrir 4 formas infalíveis para converter seguidores em clientes.
O Instagram é hoje a melhor rede social para formar uma comunidade e criar conexão entre as pessoas, por isso, é também uma das melhores redes sociais para sua empresa fazer parte.
Pessoas do mundo inteiro estão concentradas na plataforma ao mesmo tempo, o que significa que sua empresa pode alcançar simultaneamente milhares de pessoas e clientes do mundo inteiro.
Mas fazer isso acontecer não é tão simples quanto parece, afinal, são milhões de pessoas disputando a atenção dos usuários em postagens e conteúdos rápidos que são entregues aos demais em um prazo máximo de 24 horas.
Por esse motivo, devido ao volume de conteúdo e a rotatividade de usuários, as contas comerciais buscam cada vez mais espaço e meios de sobressaírem e atraírem olhares de potenciais clientes.
Não é pra menos que as empresas mais bem sucedidas no Instagram são justamente as que buscam estratégias validadas de engajamento e crescimento e vivem de forma constante o processo de conversão.
E agora que você já sabe que para “estar no game” você deve se valer de estratégias validadas, vamos à 4 estratégias validadas por mim, para você sair desse artigo regaçando de vender.
CONTE SUA HISTÓRIA
Em uma rede social de 1 bilhão de usuários, onde estima-se que pelo menos 500 milhões de pessoas acessam TODOS os dias o aplicativo, é impossível que as pessoas te conheçam e conheçam sua marca e seus produtos, sem que você se apresente.
Por isso, o primeiro passo para converter seus seguidores em clientes nada mais é do que se apresentando. Eles precisam saber quem você é, como tudo começou, quais foram suas dificuldades, erros e acertos e como chegou onde está.
Pessoas se conectam com pessoas através de suas histórias e vivências e quando você conta sua história, você humaniza sua conta e mostra aos seguidores que por trás de uma marca, existe uma pessoa com sonhos e objetivos, como eles.
Além disso, essa é uma forma de gerar identificação e quando uma pessoa se identifica com outra pessoa, um produto, uma marca ou uma empresa, ela sente vontade de estar próxima, de consumir, utilizar ou fazer parte.
Por isso, trate cada seguidor como um novo amigo e alimente a relação com diálogos que façam com que você o conheça e principalmente que ele conheça você, sua marca e seus produtos.
MOSTRE BASTIDORES
Por ser uma rede social ampla e de fácil acesso, as pessoas têm medo (e com razão) de expor demais suas vidas, principalmente, na esfera pessoal, por isso, deixam de mostrar bastidores, com medo de estarem na verdade violando a vida íntima.
No entanto, mostrar os bastidores, nada tem a ver com expor a vida pessoal, ao contrário, ao mostrar o que há por trás da sua empresa, você mostra a rotina de trabalho, processos de criação, embalagem e envio.
Ou seja, seus seguidores apenas verão como sua empresa trabalha diariamente para que o produto chegue até eles, matando assim a curiosidade da audiência e aproximando-a da empresa e produtos.
SEJA ACESSÍVEL
Não há nada pior do que você se doar em uma relação e não receber nada em troca, não é mesmo?
O mesmo vale para sua relação com seus seguidores, para eles, não faz sentido manter uma relação com sua empresa, se você não está acessível quando eles precisam.
Por isso, se você deseja converter cada vez mais seguidores em clientes, é indispensável que você seja sempre acessível ao seguidor.
Para isso, se faça presente e seja constante em seu conteúdo. Além disso, priorize o atendimento, pois esse é o momento em que você tem contato direto com seu seguidor, tendo a oportunidade de dialogar, tirar suas dúvidas, mostrar produtos e levá-lo a compra.
O atendimento deve ser sempre seu ponto forte e seus seguidores devem falar da sua marca e reconhecê-la como uma marca que presta assistência ao cliente.
Não se esqueça de responder também comentários e demais interações como caixa de perguntas, direct, etc.
HUMANIZE SUA MARCA
Uma empresa humanizada é capaz de converter qualquer seguidor em cliente fiel, pois desperta emoções, gera desejo e cria memórias.
Quem não é visto, não é lembrado e o que vai definir se seu seguidor comprará um produto desejado, de você ou do seu concorrente, é a lembrança rápida de que sua marca tem o que ele precisa.
E para que essa lembrança seja criada, você precisa aparecer e mostrar que existe um rosto, uma voz, uma pessoa com identidade e personalidade por trás do perfil.
Não tenha medo de gravar stories, pois está ali a mina de ouro da sua empresa. Dialogue, passe seus valores, os valores da sua empresa, seja influencer do seu produto e não esqueça que humanização gera aproximação, que gera conexão, que converte em vendas.
Agora você já sabe o que fazer para transformar seus seguidores em clientes e se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais estratégias de vendas online, clica aqui e me acompanhe no Instagram para mais informações.