4 dicas para definir sua PERSONA e vender mais

Antes de mais nada, para quem?

Sim, essa deve ser a primeira pergunta e a primeira definição de um negócio.

“PARA QUEM?”

Meu produto, meu serviço, minha solução é ideal para quem?

Essa definição é o que chamamos de definição de persona, ou definição de cliente ideal, ou seja, é você definir detalhadamente quem é a pessoa que você quer impactar para vender.

Mas não se engane, definir uma persona não é apenas saber sua idade, sexo e localização.

Essas informações seu instagram mesmo lhe fornece, mas isso não quer dizer tudo sobre sua persona, pois são dados superficiais.

Se você quer vender mais no Instagram e/ou fora dele precisa aprofundar em conhecer melhor seu cliente ideal.

Então o que você precisa saber sobre seu cliente ideal?

O MÁXIMO de informações possíveis.

Exemplo: Profissão, renda, hobbies, interesses, problemas, comportamentos, desejos, sonhos, o que ele gosta de comer, nas horas vagas ele costuma, estado civil, se tem filhos.

Saber o máximo de informações te assegura de fazer um conteúdo que atrai, educa, vende e fideliza no Instagram. Ainda se pergunta se isso faz sentido?

Basta você fazer as seguintes reflexões: “como convenço alguém?”, “como agrado alguém?”, “como conquisto alguém?”, “como ajudo alguém?”.

Todas essas reflexões estão ligadas ao fato de você conhecer esse alguém. Quanto mais você conhece maiores as chances de você tocar a vida desse alguém de forma assertiva.

Então agora que já sabemos o porquê conhecer tão profundamente a persona, vamos para as 4 dicas de como fazer isso no dia a dia.

01 – É DIA A DIA E PODE MUDAR

Tenha a clareza de que conhecer alguém envolve convívio diário, nada melhor que as redes sociais para isso concorda?

Então cada ação e reação da audiência nas redes sociais revelam um pouco mais sobre seu comportamento.

Por isso comece a criar posts para colher feedback, o melhor formato para esse é o post de perguntas, que você pode fazer nos stories ou no feed.

No Artesanato em Cobre sempre faço posts perguntando, vocês gosta disso? Você prefere o que? Quando temos tal situação o que você escolhe?

Esse tipo de posts me ajuda definir as preferência e observar as mudanças, é bom que você saiba também que os comportamentos podem mudar.

Sua persona pode mudar, e isso fica fácil de se perceber com esse convívio diário.

02 – FAÇA UMA PESQUISA COM SUA BASE

Se você já tem contatos de clientes, ou de pessoas que te chamaram em algum momento para perguntar sobre seu produto ou serviço, então você tem uma base de pesquisa.

Ou seja, pessoas que te chamaram no whatsapp, ou no direct, você pode recorrer a elas com uma pesquisa para conhecer melhor sua persona.

Para facilitar você pode criar uma pesquisa no Google Formulários com 10 perguntas chaves e enviar o link desse formulário para elas responderem.

Lembrando que essas perguntas precisam ser perguntas CHAVES para você definir melhor sua persona, não despedisse a chance com perguntas bobas.

Caso você não queira optar pelo formulário, você pode criar uma sequencia de enquetes ou testes com as perguntas e convidar essa base para responderem nos stories.

03 – FIQUE ABERTO PARA MAIS DE UMA PERSONA

Uma dúvida comum é se é possível ter mais de uma persona, sim é possível e bastante comum.

Fique a vontade para definir uma, duas, três, dez personas, desde que todas elas estão bem definidas.

Além disso, defini-las vai te ajudar a refletir se de fato quer atender todas essas personas, digo isso, porque foi realizando essas definições que percebi que eu trabalhava com um cliente que eu não desejava mais trabalhar.

Então da mesma forma que você precisa estar aberto para definir mais de uma persona, você também precisa estar para deixar de trabalhar com alguma que você não vê mais sentido.

04 – PÓS VENDA + ATENDIMENTO

Desconheço estratégia melhor para conhecer sua persona do que o processo de atendimento e pós venda, nesse momento você precisa aproveitar para:

  • Fazer perguntas sobre interesses dela (ex: observe onde ela te encontrou?)
  • Entender o que ela teme antes de comprar (ex: observe perguntas como: e se não servir? E se eu comprar e não gostar? Se eu usar e não funcionar para mim?)
  • Procurar saber mais sobre sua rotina (ex: você trabalha em casa posso fazer a entrega em qualquer horário? Você prefere que eu envie para seu escritório?)
  • Pergunte após a entrega ou prestação de serviço o que ela mais gostou.
  • Pergunte o que ela menos gostou e se tem alguma crítica ou sugestão.

Esses são os primeiros passos para você definir e entender melhor quem é seu cliente ideal.

O importante é você entender que esse é um processo diário e que essas perguntas devem sempre estar presentes no dia a dia.

Tenho 7 anos de empresa e até hoje estou conhecendo melhor minhas 3 personas, cada dia que passa estou mais próxima delas e acertando mais nossa comunicação.

Tenho convicção de que quanto mais a conheço mais posso ajudá-la através da minha solução e dessa forma consigo vender mais.

Então a pergunta não é como eu vendo mais? E sim como eu posso impactar mais minha persona? Como chegar mais próximo do meu cliente ideal?

Vou abordar mais sobre esse assunto também no meu canal do Telegram, se você quiser receber mais conteúdos meus gratuitamente, clique aqui.

 

 

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